quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ruas e praças da morena



O que é uma boa fotografia sobre a rua ou praça de sua cidade? Difícil, mas foi justamente este o tema que o Foto Clube Pantanal propôs ao realizar a primeira mostra de fotografia “Campo Grande entre praças e Ruas”, que foi apresentada na Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS), do dia 8 a 30 de outubro de 2009.

Segundo o idealizador da mostra, Matheus Almeida, que também é o fundador do fotoclube – 2007 - a proposta, além de pontuar o valor da imagem como documento histórico e expressão artística contemporânea, pretende, estimular o interesse pela busca de novas possibilidades estéticas e o domínio de técnicas da linguagem fotográfica. Para ele, as 23 imagens dos 12 fotógrafos – amadores e profissionais – selecionadas, estão focadas neste desafio. “O desafio é revelar a vida da cidade, que muitas vezes, as pessoas não percebem”, revela, lembrando que ao término da exposição, as imagens ampliadas serão doadas para o acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS).












FotoClube
A frente do fotoclube, criado a partir do curso de fotografia ministrado por ele no MIS, Matheus espera que o evento também desperte uma reflexão sobre o que vemos em nossa cidade. Ele acredita que novos grupos de fotografia, ao promover encontros, palestras, exposições e concursos, permitem esta discussão. “Quem sabe possamos refletir sobre como e o que vemos de nos mesmo”, desafia.

Matheus afirma ainda que a própria idéia dos Fotoclubes, muito difundida nos anos 80, e que ganha força agora, ocupando novos espaços – muitas vezes virtuais – já demonstra uma nova concepção da fotografia. E assegura - independente do suporte utilizado – que o desafio do fotógrafo continua o mesmo. “O suporte pode ter mudado, mas o dedo de quem faz o click continua sendo do fotógrafo, e a sua foto, é o que ele vê e entende ao seu redor”, conclui.

Nenhum comentário: