quarta-feira, 16 de junho de 2010

Competidores internacionais desembarcam em Brasília na semana que vem para o BMS 2010

           Brasília (DF) – Ganhadores das últimas edições e esportistas aventureiros do mundo todo já confirmaram o desembarque em Brasília para a 3ª edição do Brasília Multisport do dia 26 de junho. Com apenas 10 dias para o início da maior prova outdoor do Centro-Oeste, o maior número de inscrições e a expectativa de alto nível nas competições, animam os realizadores e atrai o interesse de atletas internacionais para o evento na Capital Federal.

          Com os nomes dos principais vencedores de 2008 e 2009 já listados entre os participantes da 3ª edição, os organizadores da Brasília Multsport 2010 comemoram a vinda de competidores nacionais e internacionais de alto nível, além da ampliação das inscrições entre iniciantes e esportistas amadores. Segundo o organizador da prova, Alexandre Carrijo, o crescimento das inscrições chega a 50%, quando comparada aos números do ano passado. “Já estamos próximos de 500 competidores, embora as inscrições terminem somente no dia 19”, comemora.

         Para Carrijo, outro importante termômetro do o fortalecimento da competição em 2010 será é a participação recorde de corredores, ciclista e canoísta amadores. “O sport outdoor é uma vocação natural de Brasília, e procuramos oferecer aos competidores uma oportunidade única de contato com a natureza”, justifica.

         Contudo, adianta Carrijo, a maior expectativa para a prova - que é a seletiva nacional para a maior competição outdoor do mundo – a 29ª edição da Speight's Coast to Coast na Nova Zelândia – está na elevação dos índices técnicos na prova individual, tanto na modalidade de 25 km quanto na de 135 km. “Receberemos competidores experientes e especializados nestas provas de longa distância, além disso, os atletas nacionais estão treinando exclusivamente para a prova de Brasília”, revela.

        Entre os atletas já confirmados está o grande vencedor de 2008, Alexandre Manzan de Brasília e Kenny Souza, campeão do ano passado e 17º na prova neozelandesa no mesmo ano. Outro nome que promete dificultar as coisas para os atuais vencedores da prova candanga, é do paulista “Xikito” (Erasmo dos Santos Cardoso), integrante da equipe Quasar Lontra - primeira do ranking nacional nesta modalidade, e única do Brasil a vencer o Ecomotion-Pró, 2004 e 2009 - e que já participou de corridas na Escócia, Abu Dhabi, Argentina e EUA.

        Além destes vencedores, o BMS 2010 terá entre os competidores especialistas na modalidade o mineiro Flávio Viana, membro da equipe Trotamundo - 2ª do Ranking Nacional de Corrida de Aventura – e que em 2009, terminou a prova em 3º lugar. Entre as mulheres, estão confirmadas a campeã da 1ª edição da prova, Bárbara Bofim e californiana Karen Lundgren, que há 12 anos dedica-se em tempo integral as competições norte-americanas e internacionais de aventura.

       Aventureiro “Teen”
       Com apenas 13 anos, o mais novo competidor do BMS 2010, Jordan Romero, que após tornar-se a pessoa mais jovem do mundo a subir ao pico do Monte Everest – no último dia 22 de maio – tornou-se uma lenda viva dos esportes de aventura. Segundo os organizadores, Jordan promete encarar o desafio do cerrado na modalidade de revezamento dos 135 km.

        De acordo com Jordan, que desde 2006 já superou os picos mais altos de cada um dos continentes – Kilimanjaro (5894m) na África em 2006, Kosciusko (2.175m) na Austrália em 2007; o Aconcágua (6959m) na América do sul em 2007, o Denali (6193m) na América do Norte em 2008, o Elbrus (5641m) na Europa em 2008, e o Evereste (8.848m); a prova brasileira servirá como treinamento para o próximo e último desafio, subir ao pico mais alto da Antártida.

        Ao lado do seu pai, Paul Romero, que também competirá no BMS, Jordan pretende subir ao Maciço Vinson na Antártida, e outra vez, quebrar outro recorde mundial, tornando-se o 1º adolescente a subir às sete montanhas mais altas dos continentes. “A corrida de aventura é muito importante na preparação para a escalada, prepara minha mente para as dificuldades e emoções que iremos enfrentar na montanha”, declarou o atleta que ao lado de seus pais – que também participarão do BMS - desembarca em Brasília no próximo dia 23 de junho.

        Já o pai de Jordan, Paul Romero, acredita que a experiência adquirida através das corridas de aventura, foi decisiva durante as escadas, principalmente no Monte Everet. “Tenho certeza que as corridas de aventura podem ser o melhor método de treinamento”, conclui. Mais informações e fotos estão disponíveis no site: www.jordanromero.com.

Grupo Labor – Unidade de Comunicação

Assessoria de Imprensa – (61) 3321-7440
Alexssandro Loyola – (61) 9554-5261





Nenhum comentário: