quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mtur entrega placa de reconhecimento ao Grupo Gestor de Brasília



          Brasília (DF) – Trabalho que integrou e mobilizou os representantes da iniciativa privada, poder público e terceiro setor do Distrito Federal, ganha Placa de Reconhecimento das mãos do Ministro do Turismo (Mtur), Luiz Barretto, durante o 5º Salão do Turismo. Durante o evento, realizado em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de maio, as atividades desenvolvidas em Brasília foi apontada como referência entre todos os demais Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional no Brasil.

         Na homenagem, o Ministro do Turismo entregou a Placa de Reconhecimento à representante do Grupo Gestor de Brasília no evento, Ariadne Bittencourt - que também Coordena os Projetos de Hotelaria do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UNB). Luiz Barretto também afirmou ainda que a Capital Federal detém a melhor prática de monitoramento do turismo do País.


         Segundo a professora Ariadne Bittencourt, um dos motivos destes resultados se dá pela condução do projeto na Capital Federal, que além de contar com a participação efetiva dos membros colegiados, obedece às diretrizes e metodologia do programa “65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional”. Ela também apontou que o reconhecimento desta ação – obtida em apenas oito meses de exercício - “demonstra a importância do Grupo Gestor para o desenvolvimento do turismo em Brasília”.

         Para o coordenador do Grupo Gestor da Capital Federal, Newton Garcia, com este reconhecimento e a reativação do Conselho de Desenvolvimento Turístico de Brasília (Condetur/DF) - primeira reivindicação deste colegiado – o desafio será ampliar os resultados. Para isso, Newton espera fortalecer a participação dos parceiros neste projeto, que conta com o apoio da ABARE, Sindeventos, CET – UnB, Brasília & Visitors Bureau, Sindgtur, Sebrae-DF, ABIH-DF, Fórum das Instituições de Ensino de Turismo, ABBTUR, ABAV-DF, ABRASEL-DF, RURALTUR, SINDHOBAR e SINDTUR.

         Destinos Indutores
        Criado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de 2007 a 2008, a pedido do Mtur, o estudo de competitividade dos 65 Destinos Indutores brasileiros apresenta indicadores do turismo das cidades brasileiras com potencial para obtenção do padrão de qualidade internacional. Por orientação do Governo Federal, foram criados os Grupos Gestores nestas regiões, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento do turismo local.

        O foco estratégico deste plano consiste em instituir um sistema de gestão nos planos de ações dos 65 destinos indutores do turismo, capacitando os atores locais para o fortalecimento da governança local e a ampliação dos conhecimentos sobre o planejamento estratégico. Ele prevê ainda a criação de uma rede de trabalho que mantenha a troca de informações em dinâmica constante e eficiente, além de monitoria das ações executadas e da construção de um sistema, visando agilizar o processo de planejamento, execução e monitoramento. As informações sobre este projeto estão disponíveis no site do Ministério do Turismo:

Informações para imprensa:
Grupo Labor – Unidade de Comunicação
Assessoria de Imprensa – 3321-7440
Alexssandro Loyola – 9554-5261

Nenhum comentário: