sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bons sons, anos 70 e novidades Siderais



Um bom som. Claro que definir o que é isso, por si só já é uma das coisas mais relativas do mundo. Então, vale a dica como bagagem, quando o destino é qualquer lugar.

Justificado mau ou bom gosto, admito, é impossivel ficar imune quando ritmo e letra e dizem, com toda certeza do mudo: Rita Lee com Tutti Frutti, isso aí é um bom som.


Depois de dois meses baixando toda a discografia, os discos (1970) BUILD UP; (1972) HOJE É O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA SUA VIDA; e ao lado do Tutti Frutti, (1974) ATRÁS DO PORTO TEM UMA CIDADE; (1975) FRUTO PROIBIDO e (1976) ENTRADAS E BANDEIRAS, apresentam os predicados que fizeram da voz afinada e bom humor sarcastico das letras, o alicece da madrinha do rock nos anos 70.

Entre as musicas, imperdíveis, pelo menos para dizer, não gostei de ouvir "neste dia cinza que as pessoas passam", no primeiro album da minha listinha, não perca Build UP. "O lugar de sempre, a velha poesia", (...) "do seu sorriso que foi com o sol"..."onde estará o meu amor?". E para não falarmos da gripe suina dos Sarneys de plantão, em 1974 Rita cantava, "Vamos tratar da Saúde"...Afinal, "do jeito que as coisas estão, eles que tratem de se tratar"...O baixo é simplesmente incrível. E para fazer o nenê dormir, em "Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida", o rife do baixo te convida para viver o psicodelismo do resto da vida. "E Então, sente no meu colo", Doors, Led Zepplin? Não, é Rita Lee. "você está entendo?". A vovó é papo firme. E ainda no mesmo disco, "Tiroleite", uma paródia imperdivel, vai te fazer pensar nos nossos novos agrobois made in shopping centers. Um sarro, temperado com blues e solos impecáveis de guitarra e voz. Novamente a vovó diz tudo, enquanto a turma de vaqueiros "tira-o-leite". "Então pensei, porque não, enquanto a turma da cidade, dá um duro até as seis".


Em "Atrás do Porto tem uma Cidade", a temperatura sobe, a qualidade do som é perfeita, e a pergunta que não quer calar volta a toda: Vovó aonde está vc para cantar "de Pés no Chão", "Pé de meia", "Mamãe Natureza", "Ando Jururu", "Eclipse do Cometa" e "Circulo Vicioso". Totalmente desnecessárias, irresponsáveis e como Rita diz, ela só queria "brincar com a sua cabeça", acidez total, tempero do melhor rock brasileiro. E eu vivi 30 anos sem saber o que é isso? Ignorância é isso aí. É, sra Rita, como vc dizia, sou neurastémico, mas não vou para jacarepagua, mas com certeza, o J Quest foi e soube muito bem o que tocar e escrever.


E por falar na banda mineira, não é que o irmão do Rogério Flausino faz um som do tamanho do que se diz: "muito bom". Não escutei os primeiros albuns, mas tenho no micro o último que fez, "Dias Claros", e vale cada byte da sua banda larga. A voz e o romantismo, tem o mesmo tom do irmão Rogério, e muito bem produzido. Som para se escutar e amar, namorar e dizer nos olhos, "Andréia, eu te amo para o resto da minha vida". (http://www.wilsonsideral.com.br/). "Fugindo de mim", é canção tema de qualquer bom amor.

Além disso, ao lado de Rita Lee neste post, Wilson Sideral dá o calibre exato de que somos País maior, muito maior que as notícias de Jornal.
E quer saber, viver é ir em frente e acreditar, todos os dias em um lugar melhor, e sabe porque? Por o que temos é a nós mesmos, e podemos tudo, juntos. Um feliz sábado para quem fica e vou para Bonito encontrar a razão de um coração feliz e do amor, com toda a verdade de um viver.






Um comentário:

Unknown disse...

“Só não existe viver sozinho, viver sem você.
Sempre que eu fujo, te levo aqui, aqui comigo. Porque eu te amo.”

É muito bom apreciar as coisas boas da vida ao seu lado. É muito bom fugir de mim de vez em quando, levando você junto. As primeiras dicas musicais do blog foram escolhidas a dedo - num contraponto entre a roqueira mais atual do século que vem e o romantismo fora do comum de Sideral - vivemos bons momentos curtindo o som de ambos. Espero que seu bom gosto seja descoberto também por outras pessoas. Afinei meus ouvidos com suas indicações de cantores(as) e bandas. Não me arrependi!!!
Você é o meu melhor embalo – de segunda a domingo – de dia e de noite.
TE AMO!
Andréia